Adoçante de glucose de milho são usados em toda a indústria de alimento para fornecer aos consumidores produtos que atendam as expectativas de qualidade.
O adoçante de milho mais comum e amplamente conhecido é o xarope de milho com alto teor de frutose (HFCS). Em termos de composição, o xarope de milho com alto teor de frutose é quase idêntico ao açúcar de mesa (sacarose), que é composto de 50 por cento de frutose e 50 por cento de glicose.
A frutose é um açúcar simples comumente encontrado em frutas e mel. A glicose é uma das formas mais simples de açúcar e serve como um bloco de construção para a maioria dos carboidratos.
Diferença entre glucose de milho escura e clara
Exatamente o que o próprio nome indica, a glucose de milho é um derivado de forma líquida do amido de milho, um tipo de xarope alimentar feito de milho que contém quantidades variáveis de maltose, glicose e oligossacarídeos superiores. Alguns dos principais objetivos da glucose de milho (xarope de milho) são: amaciar a textura dos alimentos, prevenir a cristalização do açúcar, aumentar o volume e melhorar os sabores.
O termo “xarope de milho” vem em duas formas principais – xarope de milho claro e xarope de milho escuro. Ambos podem ter as mesmas funções e geralmente podem ser usados alternadamente.
A fim de mantê-los quimicamente estáveis, a glucose de milho (xarope de milho) clara e o xarope de milho escura, contêm uma quantidade equilibrada de dextrose, frutose, malte e glicose, embora a glucose de milho não tenha vida útil limitada ( o período de tempo que os alimentos, bebidas, medicamentos, produtos químicos e muitos outros itens perecíveis são dados antes de serem considerados inadequados para venda, uso ou consumo).
A glucose de milho light é normalmente usado para fazer doces e sobremesas. É uma mistura do próprio xarope de milho rico em frutose (uma versão mais solúvel e mais doce da glucose de milho que é usado para substituir o açúcar de cana, açúcar de beterraba e mel), o que aumenta sua doçura. A glucose de milho light também é aromatizada e temperada com baunilha e sal. De sabor moderadamente doce, o xarope de milho claro parece ser límpido e incolor.
Também pode ser chamado de glucose de milho “branca”. No caso dos caropes de milho, “clara” se refere ao tom de sua cor, mas é frequentemente confundido pelas pessoas como “leve” ou qualquer outro erro ortográfico significa calorias reduzidas, que é errado. A glucose de milho clara ou xarope de milho clara não tem diferença significativa com xarope de milho escura em termos de conteúdos de nutrientes.
Glucose milho – xarope de milho
O xarope de milho escuro, ou glucose de milho, dá-se esse nome por causa de sua cor marrom profunda e é um pouco mais doce e tem um sabor assertivo muito mais forte do que o xarope de milho claro. O xarope de milho escuro é uma especie de xarope de milho com um pequena quantidade de um tipo de melaço derivado da cana-de-açúcar denominado xarope de refinadores. Ele também contém sabor de caramelo, benzoato de sódio (um conservante) sal e cor de caramelo.
Quando se vai ao supermercado para comprar glucose de milho (xarope de milho), sempre comete o erro de comprar um xarope de milho leve para adoçar muito. Observe que os xaropes milho claro e escuro tem receitas variadas que se adequam e devem, portanto, ser claramente diferenciados um do outro.
Ambos podem ser usados para fazer doces e outras sobremesas. Quando se pretende manter a consistência do alimento, no entanto, a espessura da calda deve ser considerada. O nível de doçura também deve ser um fator na escolha entre os dois. A glucose de milho (xarope de milho) clara é geralmente mais fácil de ser misturado com outros sabores do que o xarope de milho escuro.
Os conhecedores de sobremesas sugerem que a glucose de milho light pode ser usado para substituir o açúcar branco e mascavo. Por outro lado, o xarope de milho escuro pode substituir bem o caramelo.

4 fatores da glucose de milho
1. A glucose de milho(xarope de milho) clara e o xarope de milho escuro funcionam de forma semelhante aos adoçantes e podem ser usados alternadamente.
2. A glucose de milho (xarope de milho) clara é límpido e tem cor incolor; portanto, também pode ser chamado de xarope de milho “branco”, enquanto o xarope de milho escuro parece marrom escuro.
3. A glucose de milho ( xarope de milho) escura é mais doce e tem um sabor mais assertivo do que o xarope de milho claro.
4. A glucose de milho (xarope de milho) clara pode substituir o açúcar, enquanto o xarope de milho escuro pode substituir o caramelo.
Glucose de milho e suas utilidades em alimentos
Muitos pratos que ganharam popularidade em todo o mundo contêm glucose de milho na receita. Entre eles:
– torta aberta com nozes;
– Marshmallow caseiro;
– pipoca de caramelo;
– biscoitos de amendoim;
– donuts;
– maçãs caramelizadas;
– sorvete caseiro;
– calda de chocolate.
A glucose milho(xarope de milho) cria uma suavidade cremosa na textura das sobremesas, realça o aroma. Ao contrário do mel e do açúcar, não queima no forno e não fica coberto de açúcar. O xarope também é adicionado a molhos de macarrão chinês e molhos de churrasco para adicionar sabor e brilho.
As fábricas de alimentos usam as propriedades da glicose de milho( xarope de milho) para adicionar volume, hidratar e manter o frescor. O produto está incluído nos seguintes produtos:
– doce;
– pastelaria doce;
– geléia;
– biscoitos;
– sorvete;
– iogurtes e coalhada;
– Refrigerantes;
– molhos.
Em sorvetes e refrigerantes, não é incomum combinar glucose de milho (xarope de milho) com adoçantes artificiais para eliminar seus sabores estranhos específicos.