Existem muitas receitas diferentes para fazer glucose de milho (xarope de milho), mas as diferenças são mínimas. Na verdade, todos os métodos se resumem em uma coisa – ferver a sacarose a um estado que é dividido em glicose e frutose.
Uma das receitas mais simples para fazer melaço de amido de milho acabado requer os seguintes ingredientes:
- 2 colheres de (sopa) de amido de milho;
- 2/3 xícaras de água filtrada;
- açúcar de baunilha;
- 2 xícaras de açúcar branco;
- alume vinho-potássio.
O amido é misturado com água fria e levado para ferver, a mistura deve ser mexida com frequência para que não formem grumos. Quando a solução de amido ficar quase transparente. Você precisa adiciona açúcar e cozinhar tudo em fogo baixo até estar totalmente cozido.
A prontidão da calda é determinada da seguinte maneira: se você pegar o grosso em uma colher e virar, então a calda acabada deve escorrer bem devagar, e não derramar na panela. A baunilha é adicionada ao melaço acabado para dar sabor e alume, de modo que não se torne açucarado. Se você tomar açúcar mascavo em vez de açúcar branco, o xarope vai adquirir uma cor mais escura e um sabor rico a caramelo.
Fazendo glucose de milho diretamente de um vegetal fresco
Para fazer glucose milho, ou seja fazer o xarope de milho, você precisará de:
- 4 espigas médias de milho maduro;
- 2 colheres de (chá) de sal;
- 1 xícara de açúcar branco ou mascavo;
- um copo de água filtrada;
- açúcar de baunilha.
As espigas são cortadas em pequenos pedaços cerca de 3 cm de espessura, enchidos com água e fervidos até que o volume do líquido seja pelo menos reduzido á metade. O caldo de milho é decantado e colocado em um recipiente limpo.
Adicione o sal, açúcar e baunilha e leve ao fogo baixo. A calda é fervida até engrossar, mexendo sempre. Se o melaço for muito ralo, pode-se adicionar um pouco mais de açúcar granulado e, mexendo bem até dissolvê-lo completamente.
Variedades de milho com teor de amido são usadas para a produção da glicose de milho. O amido extraído do miolo dos grãos é submetido a uma reação de hidrólise. Como resultado, açúcares simples são formados glicose e frutose. Em seguida, eles passam por fermentação adicional para aumentar o conteúdo de frutose.
A glicose de milho ou seja o xarope de milho é obtido desta forma dissolve-se na água mais rapidamente do que o açúcar. Melhora a estrutura da massa, retarda o endurecimento e não forma cristais. Os produtos de confeitaria á base de glucose de milho são mais lisos sem grãos. Devido a essas propriedades, o produto está incluindo em pães, cerais, condimentos, comida para bebês, bebidas esportivas e xarope para tosse.
Receita de glucose de milho fácil
É difíci encontrar glucose de milho (xarope de milho) verdadeiro em alguns países. Mas você pode cozinhar o produto sozinho. E aqui está mais uma receita bem simples usando milho maduro.
- Um copo de açúcar é colocado em uma tigela grande com um fundo grosso, 4 xícaras de água fervente são despejadas e mexidas até dissolver.
- Adicione 400 g de água morna e leve ao fogo baixo.
- Aquecer, mexendo sempre, até o líquido ferver.
- Coloque 400 g grãos de milhos crus em uma panela.
- Cozinhe mexendo ocasionalmente, até o líquido ficar amarelo. Seu volume deve ser reduzido á metade.
- Retire do fogo e filtre imediatamente por uma peneira para uma travessa de vidro.
- Esfrie e coloque na geladeira para armazenamento.
O xarope resultante retém o aroma de milho. Devido á falta de fermentação, contém menos frutose que o produto comercial.

Aprenda a fazer glucose de milho – xarope de milho
A glucose de milho, conhecido como xarope de milho é uma reminiscência de melaço ou mel. E é muito simples de prepará-la.
Para cozinhar a calda, você precisará dos seguintes itens:
- 2 a 3 espigas de milho (cerca de 650g);
- 1,5 litros de água fria;
- 1 kg de açúcar granulado;
- suco de 1 limão médio;
- 2 colheres de (chá) de sal;
- 10 g de vanilina.
Antes do cozimento, as espigas de milho devem ser descascadas e cortadas em círculos, cuja espessura deve ser de 2 a 20,5 cm. Em seguida, coloque-as em uma panela, despeje a quantidade de água indicada e cozinhe em fogo baixo por cerca de uma hora e meia. durante esse tempo, o volume do líquido deve ser reduzido á metade.
Depois disso, o milho deve ser retirado da panela e o caldo filtrado. Adicione os ingredientes restantes ao líquido filtrado e leve ao fogo baixo novamente. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que a calda esteja reduzida á metade. Isso pode levar de 1,5 a 3 horas. O xarope acabado é bastante espesso e pesado.
Qual é a diferença entre a glucose de milho claro e o escuro?
Tanto a glucose de milho, ou seja, xarope de milho claro quanto o escuro são chamados de açúcares invertidos, o que significa que são líquidos em temperatura ambiente. Eles são feitos de amido de milho, que os produtores de glucose de milho (xarope de milho) podem transformar em uma solução doce e concentrada devido á sua combinação de açúcares.
A única diferença entre o xarope claro e o escuro dos ingredientes que os fabricantes adicionam a essa base. A glucose de milho (xarope de milho) claro inclui baunilha e sal, enquanto a glicose de milho (xarope de milho) escuro contém xarope refinador (um tipo de melaço) e, ás vezes, aromatizante de caramelo.